Para o professor Reuven Feuersteins, qualquer pessoa pode aumentar sua capacidade intelectual e mesmo crianças deficientes são capazes de se tornar normais. Inteligência se aprende.
         O professor romeno Reuven Feuerstein é um carísmático. Arranca aplausos efusivos de diferentes platéias do mundo. Sua barba branca e espessa, a boina a que lhe serve de kipá e o bom humor contagiante são adereços desse simpático senhor considerado o maior psicopedagogo da atualidade.
        Discípulo de Jean Piaget e de Carl Jung, Feuerstein esbanja otimismo quando o assunto em questão é inteligência e aprendizagem. Em sua teoria, difundida entre psicólogos  e pedagogos do mundo inteiro, qualquer pessoa é capaz de elevar seu potencial de inteligência, seja qual for a sua idade ou problema. Em outras palavras, o método de Feuerstein ensina a ser inteligênte. "Podemos contrariar o determinismo genético"diz. 
      Com seu programa psicopedagógico, Feuerstein já conseguiu mudar o destino de centenas de milhares de crianças, jovens e adultos com baixíssimos níveis  de inteligência, ao longo de 40 anos de trabalho em Israel. Em Jerusalém, dirige o Centro Internacional de Desenvolvimento do Potencial de Aprendizagem, onde aplica o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) e seu método de psicodiagnóstico, o LPAD. Judeu praticante, ele conseguiu elevar a inteligência das crianças sobreviventes do holocausto e transformou diversos portadores da Síndrome de Down  em pessoas normais e capazes. Utilizando a mediação, foi capaz de ativar as mentes de milhares de crianças com barreiras de aprendizagem. "Mais importante do que saber é aprender como usar esse saber", afirma.
     O Professor Reuven Feuerstein já esteve no Brasil para participar do Congresso Internacional de Psicologia da Educação, na PUC de Campinas.
    Tem vários lugares no Brasil que dão os cursos do PEI.

Leia também:
Blogs com notícias similares:

Atualizado 6 horas atrás.

Por Alejandro em Educação desde 30/11/2010

http://praticadapesquisa.dihitt.com Prática da Pesquisa

O objetivo deste blog é compartilhar conhecimentos e experiências sobre a prática da pesquisa, orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos, monografias, TCCs, dissertações, teses, artigos, divulgação de concursos monográficos, recomendações para a redação de textos científicos, emprego de softwares aplicativos e técnicas de pesquisa.

Ranking 3234º

Atualizado 2 horas atrás.

Por Mil em Educação desde 15/11/2012

http://milfolhas.dihitt.com Mil Folhas

Projeto nao editorial sobre educação, formação ensino online, legislação e notícias sobre o mundo académico.

Ranking 8096º

Atualizado 1 mês atrás.

Por Jorge em Educação desde 30/10/2009

http://educacional.dihitt.com Blog Bit e Byte

Blog Bit e Byte é focado em educação e tecnologia. Além dos videos com o palestrante e professor Carlos Valente falando sobre a aplicação das novas Tecnologias na Educação, tem muitas novidades, curiosidades e dicas.

Ranking 15118º
Sua opinião:
comentou em 03/08/2012 01:53
Muito interessante o seu post Madalena!
Esse novo método pode ajudar muitas pessoas com dificuldades de aprendizado, não é?
Um abraço e bom fim de semana!
respondeu em 03/08/2012 17:01
Oi Tania esse método existe a bastante tempo, pena que não é bem divulgado, eu fiz 1 modulos.
1-Orientação de pontos
Esse curso é caro! mas eu adorei.
Obrigada pela participação
Beijos
Madalena
comentou em 03/08/2012 17:34
Oi Madalena

Creio que o cérebro possui plasticidade suficiente para possibilitar aprendizados e expandir limites. A questão é exatamente esta, saber exercitá-lo, saber estimulá-lo e ampliar os limites impostos por condições psicológicas, físicas ou ambientais.

Beijos